Se você procura por Tratamento de efluentes industriais, você encontra no website da Quimi Quali, cote produtos com nossos profissionais e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.
tratamento de efluentes industriais
A legal e obrigatória necessidade de preservação da qualidade ambiental dos corpos receptores de efluentes, nos compele a efetuarmos corretamente o tratamento de efluentes industriais, para que seja assegurado que os despejos líquidos estejam em acordo aos dispositivos legais adotados.
No Estado de São Paulo, o tratamento de efluentes industriais de qualquer tipo de fonte geradora obedece ao artigo dezoito da legislação adotada desde 1976. Decreto Estadual 8.468.
Quais os parâmetros que são controlados e possuem limites definidos nesse artigo?
- São eles: pH, temperatura, sólidos sedimentáveis, qualquer substância que seja solúvel em Hexano, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 5 dias, vários metais e elementos nocivos como arsênio, boro, bário, chumbo, cádmio, cromo total e hexavalente, estanho, mercúrio, manganês, níquel, prata, selênio, zinco, e outros compostos como fenol, fluoretos, entre outros que podem ser incluídos a qualquer tempo pela Cetesb, o órgão de controle ambiental do estado de São Paulo.
Além desses contaminantes proibidos em concentrações definidas legalmente, acima citados, existem outros que necessitem atenção e tratamento de efluentes industriais?
ul.list>li{Sim, a partir de 1990 a Cetesb passou a exigir também um controle com base na Resolução SMA n. 3, de 22.02.00) que trata da obrigatoriedade de evitar o lançamento de despejos de origem industrial que possa ter alguma natureza toxicológica que ameace a biodiversidade aquática. (também chamado ecotoxicológico).}+Quais os métodos mais usados no tratamento de efluentes industriais?
- O método mais clássico e simples, consiste na “adução de ar” que oxidará a matéria orgânica e outras substâncias oxidáveis e indesejáveis fazendo com que o oxigênio do ar atue, utilizando-se de aeradores de hélices giratórias na superfície. Tal medida de tratamento de efluentes industriais é mais bem adequada a remoção de DBO.
Métodos mais requintados também serão usados dependendo da natureza do efluente, por exemplo utilizando-se de neutralizadores de pH e aglutinantes, floculantes e promotores de decantação, que convertem substâncias muito solúveis em água, em outras menos solúveis que se “precipitarão”, permitindo a remoção de vários metais.
Qual o grande aliado no tratamento de efluentes industriais?
Sem dúvida é a tecnologia química que oferece soluções e a melhor escolha para cada situação, necessitando, claro da participação de profissionais capacitados na esfera da engenharia ambiental.